Nosso Blog

Tudo que você precisa saber sobre LCL (Less than Container Load)?

Less Container Load, em português – “uma carga que não ocupa todo o contêiner” – é um modal de transporte marítimo que permite consolidar cargas de diferentes importadores ou exportadores no mesmo contêiner compartilhado. Assim, um importador / exportador, cuja carga não ocupa um contêiner inteiro, pode obter um custo mais acessível de frete, ainda que não tenha um grande volume de operação.

Quem contrata e gere a divisão de espaço nos contêiners e rotas são os chamados NVOCC (Non Vessel Operating Common Carrier), ou co-loaders, que sub-contratam os contêiners diretamente dos armadores e gerem o espaço da melhor forma possível.

Vantagens do LCL

 
1. A vantagem mais evidente do LCL é a possibilidade de um preço mais baixo de acordo com o volume da carga, ao invés da locação de um contêiner inteiro. A cobrança do frete é feita de acordo com o peso (em toneladas) e o volume (em m3) da carga. Esta regra é conhecida popularmente como cobrança W/M (Weight – Peso / Measurement – m3). O maior dos valores, entre essas duas unidades, é usado para cobrança do frete e alguns adicionais. A maioria dos Co-loaders utiliza faixas de cobrança, de acordo com o tamanho da sua carga. Quanto menor a sua carga (em termos de peso/m3), melhor a tarifa que pode conseguir negociar.

2. Outra vantagem do LCL é que este favorece todo o processo logístico. No LCL, as cargas consolidadas sofrem uma verificação prévia por parte do NVOCC. São embarcadas mercadorias com um padrão similar de tipo de carga e manuseio, o que facilita o seu transporte, controle e movimentação.

3. O LCL evita riscos com demurrage. A demurrage ocorre quando o free time de contêiner negociado é ultrapassado. Visto que no LCL a mercadoria segue direto para a desova e posterior retirada do porto, não temos cobrança por dias excedidos. O co-loader é responsável por retirar todas as cargas do container, armazená-las junto ao terminal portuário e devolver o container vazio ao armador. Mas, tenha em mente que se a sua carga atrasar a liberação do container como um todo (por falta de documentação e etc.), todos os custos extras serão repassados para sua empresa.

Desvantagens do LCL

1. Nem todas as cargas podem embarcar no LCL. Cargas perigosas devem ser consolidadas apenas com cargas de critérios de segurança semelhantes, evitando assim que, por exemplo, alimentos sejam transportados no mesmo contêiner que substâncias tóxicas.

2. A saída do contêiner LCL não depende apenas de um só importador / exportador. É necessário que todos entreguem a sua carga e documentos quando solicitados, para que o contêiner saia no dia e hora certa.

Os NVOCC, que sub-contratam e gerem o espaço nos contêiners, nem sempre têm espaço disponível, ou podem fazer você esperar até que haja mais carga de outros clientes para consolidar. O processo pode, por isso, ser mais demorado.

A Oxen Cargo é um agente de carga no Brasil, com total experiência no modal LCL. Com profissionais qualificados e atendimento personalizado para cada cliente, podemos ajudá-lo a verificar sua carga e a tomar a melhor decisão de
embarque. Marque uma sessão estratégica gratuita para esclarecer todas as suas dúvidas.

Quer saber mais? Converse com nossos especialistas em logística

Entre em contato com a nossa equipe Oxen e descubra como podemos melhor ajuda-los a controlar custos, exportar suas cargas e tornar o setor logístico mais eficiente do que nunca.

Compartilhe:

Mais posts:

FALE COM UM ESPECIALISTA

Será um prazer te ajudar com suas importações e exportações.
Conosco, você está em boas mãos